Category: XIX

Abolição da escravidão

Abolição da escravidão

Após séculos de trabalho forçado, a Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, pôs fim ao persistente regime de escravidão no Brasil, o último país da América a libertar os escravos. Tal desfecho resultou de um conjunto de fatores, como o movimento abolicionista, as revoltas escravas e a resistência cotidiana antiescravista.

Proclamação da República

Proclamação da República

O anúncio da República, em 15 de novembro de 1889, foi o resultado de uma ação contra o Império e Pedro II, na qual tiveram papel fundamental os militares e os membros do movimento republicano. Além disso, o processo está diretamente vinculado à Abolição da Escravatura, assinada no ano anterior.

Navegação no Rio Amazonas

Navegação no Rio Amazonas

A história da navegação no Rio Amazonas e seus afluentes incorpora uma série de disputas por rotas comerciais interprovinciais e o escoamento de mercadorias até o Oceano Atlântico. Entre as particularidades do tema, incluem-se os debates no parlamento brasileiro sobre a soberania nacional e o controle das companhias de navegação.

Ciclo da Borracha

Ciclo da Borracha

A produção da borracha na região amazônica, que teve início no século XIX, fomentou o desenvolvimento econômico e social, além de expandir cidades e sistemas de transporte. Durante as primeiras décadas do século XX, no entanto, a implementação de seringais em colônias inglesas na Ásia fez cair drasticamente a competitividade do Brasil no mercado mundial.

Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai

Conflito bélico entre o Paraguai e a chamada “Tríplice Aliança”, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Durante mais de cinco anos, os países envolvidos buscaram defender suas fronteiras, manter a navegação e o controle da Bacia do Prata, rota fundamental para o transporte de mercadorias e de passageiros, além do abastecimento e desenvolvimento social e..consulte Mais informação