Category: XVIII

Café

Café

A introdução do café no Brasil, a partir do século XVIII, iniciou a consolidação e expansão do cultivo do chamado “ouro verde”. Esse processo estimulou o desenvolvimento urbano, econômico e social de uma região que despontou como centro produtivo e moderno desde os anos finais da colônia.

Vice-Reinado

Vice-Reinado

O Vice-Reinado do Brasil marca um período de mudanças significativas, principalmente na Região Sudeste da colônia. Em 1763, a capital da colônia passa a ser o Rio de Janeiro, evidenciando o crescimento da região e o deslocamento dos interesses da metrópole durante a expansão da mineração.

Caminho das tropas

Caminho das tropas

O Caminho das Tropas foi uma importante rota aberta no século XVIII para a passagem das tropas de cavalos, bois e muares desde o sul até as províncias da região sudeste. Partindo de Viamão, no Rio Grande do Sul, o caminho tinha como destino a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, então principal..Leia Mais

Tropas e tropeiros

Tropas e tropeiros

A exploração do ouro nos interiores da colônia demandou uma mudança nos sistemas de transporte terrestre. Fizeram-se necessários caminhos e rotas mais seguros e eficientes para o transporte dos metais. Nessa época, os tropeiros e os animais de carga foram fundamentais para manter o fluxo e refluxo de mercadorias e o abastecimento de regiões que..Leia Mais

Indústria naval brasileira

Indústria naval brasileira

Apesar da construção de dois bergantins, em 1531, o início da indústria naval no Brasil data do século XVIII, quando da instalação dos Arsenais da Marinha e da construção de uma infraestrutura que permitiu mais do que reparar embarcações portuguesas, viabilizando instrumentos e ofícios para a produção de navios e naus.