Em Santos, a FuMTran realiza entrevistas da Comandante e do Capitão de Mar e Guerra

Em Santos, a FuMTran realiza entrevistas da Comandante e do Capitão de Mar e Guerra

Na manhã da segunda-feira (20), o presidente da FuMTran – Fundação Memória do Transporte, Antonio Luiz Leite, esteve no Porto de Santos para uma visita institucional à APS – Autoridade Portuária de Santos. A visita começou na sede da APS, onde Antonio Luiz Leite se encontrou com o Capitão de Mar e Guerra Carlos Marden e, seguiram juntos para o Terminal Santos Brasil para a realização da primeira entrevista com a Comandante Vanessa Cunha

A Comandante Vanessa Cunha, recebeu o presidente da FuMTran a bordo do navio mercante “Jacarandá” pertencente a empresa Log-In Logística Integrada e onde a entrevista foi realizada, no passadiço do navio. A comandante destacou que o impacto social e econômico do transporte marítimo pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de lideranças femininas. — “O Brasil tem um potencial enorme e precisa continuar investindo em seus portos e em tecnologia. As mulheres conquistaram muito espaço ao longo das últimas décadas e, na Marinha Mercante, não é diferente. Com determinação, estudo e persistência, é possível alcançar qualquer posição” — ressaltou.

Capitão de Mar e Guerra e gestor do VTMIS Comandante Carlos Marden e Antonio Luiz Leite na Ponte de Inspeção Naval

A segunda entrevista, realizada com o comandante Carlos Marden foi feita já em terra firme, na Ponte de Inspeção Naval (PIN), onde ele conta mais sobre seu trabalho à frente do VTMIS – Vessel Traffic Management Information System (Sistema de Gerenciamento e Informações do Tráfego de Embarcações) e sobre sua trajetória como primeiro comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste.

A iniciativa destaca o compromisso da FuMTran com a integração entre os diferentes modais e com a valorização dos profissionais que constroem a história e preservam a memória do setor. — Visitas como esta fortalecem o diálogo entre os modais e mostram que o transporte brasileiro é um sistema vivo, em constante evolução. A FuMTran tem a missão de preservar essa história e de inspirar novas gerações a continuar construindo o futuro do transporte no país — concluiu o presidente.

“Quando você sabe de onde vem, começa a descobrir para onde vai…”