Os Superpesados
O transporte de peças e equipamentos de grandes proporções, superpesados e indivisíveis é um dos processos mais complexos e desafiadores para os profissionais que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas. Na foto do acervo da FuMTran, dois Cavalos-Mecânicos Scania, veículos especiais da empresa Transpesa Della Volpe, carregam o que parece ser um tanque de armazenagem industrial com estrutura em aço. Esse tipo de transporte demanda uma engenharia logística de alta complexidade. São carretas gigantes, muitas pesam cerca de 40 toneladas, sem a carga, e fazem o transporte em velocidade reduzida, entre 10 e 40 km/h. Nessas condições, um trajeto de 100 km pode levar cerca de 3 dias para ser percorrido.
Se o peso estiver acima de 45 toneladas, a legislação de trânsito determina uma série de regras para que o caminhão possa rodar. Se o peso bruto total ultrapassar 80 toneladas e tiver altura e larguras superiores a 5 metros, a empresa terá que produzir um laudo técnico e contratar escolta, com dois batedores e apoio da polícia. No planejamento do trajeto, entre os principais pontos a serem analisados, estão a capacidade das vias em suportar o peso de dezenas de toneladas; os melhores horários para movimentação em perímetros urbanos; os obstáculos como árvores, placas de sinalização e equipamentos urbanos; e o estudo sobre a viabilidade da passagem por pontes e viadutos.