Uma opinião pode ser considerada uma verdade? Enquanto uma opinião se baseia em algo em que se acredita, a verdade independe dela. E uma perspectiva?

Perspectiva é um ponto de vista, um entendimento, um pensamento, uma concepção, uma visão, uma interpretação. É algo que alguém considera importante sob a sua ótica, seu ângulo, seu prisma.

O projeto Perspectiva foi concebido com o objetivo de trazer luz às opiniões de empresários, acadêmicos, executivos e outros protagonistas do dia a dia do transporte, permitindo-lhes analisar contextos, conjunturas, conteúdos e situações com base no seu conhecimento, na sua experiência.

Acreditamos que a importância da disseminação das opiniões é fundamental para a compreensão dos fatos e acontecimentos que constroem a história. A diversidade das opiniões representa a natureza humana quando permite que cada um elabore suas ideias, suas opiniões e suas hipóteses para definir uma perspectiva própria, única, ímpar sobre, por exemplo, o transporte.

O futuro certamente levará em conta as perspectivas de protagonistas do presente, que se tornará passado, e dará a todos nós a oportunidade de conhecer tal diversidade de análises em benefício de se compreender o percurso histórico construído a partir dos fatos e acontecimentos.

Aproveite!

As marinhas militares do mundo

Neste artigo, o capitão de fragata Luiz de Saldanha, conta como eram as marinhas militares do mundo à época, descrevendo os navios de guerra, suas artilharias navais e seus mecanismos propulsores.

Luiz de Saldanha, 01/07/1881

Polyphemus e Destroyer

Neste artigo, o capitão-tenente da Marinha à época, José Victor de Lamare, descreve as especificações e maneira de construção de dois navios de guerra.

José Victor de Lamare, 18/07/1881

Transformação da Marinha Mercante

Neste artigo, o 1° tenente da Marinha à época, Garcez Palha, comenta sobre as transformações que a Marinha Mercante passou ao longo do século XIX

Garcez Palha, 01/06/1882

Circunavegações brasileiras

Neste artigo, o almirante Didio Costa conta sobre quatro circum-navegações empreendidas por navios de guerra brasileiros à época, descrevendo suas tripulações e características dos navios.

Didio Iratim Affonso da Costa, 01/02/1939

A revista Ferroviária

A civilização moderna deve uma grande parte do seu brilho e do seu desenvolvimento às estradas de ferro.

José Luiz Batista, 01/06/1940

O que é preciso fazer

Neste artigo, Joaquim Assis Ribeiro comenta os pontos necessários a serem realizados para melhorar o transporte ferroviário brasileiro

Joaquim Assis Ribeiro, 01/08/1940

Concorrência de transporte

Nesse artigo, o autor fala sobre um dos problemas mais sérios enfrentados pela viação férrea: a concorrência dos outros meios de transporte mecanizados.

Alcides Lins, 01/09/1940

Aproximação ferroviária

Neste artigo, Luiz Alberto Whately fala da aproximação Brasil-Bolívia através do uso de ferrovias.

Luiz Alberto Whately, 01/03/1941

A Central e sua autonomia

A orientação dos serviços industriais de uma empresa de transportes é tarefa bastante complexa.

Napoleão de Alencastro Guimarães, 01/01/1942

Melhores traçados ferroviários

Contingências peculiares que têm envolvido a constituição das linhas ferro e rodoviárias, determinando condições técnicas desproporcionadas, para os traçados de uma e outra espécie dessas estradas.

Jeronimo Monteiro Filho, 01/02/1942

A supervisão nos transportes ferroviários

A indústria dos transportes representa, na época atual (1942), um dos fatores de maior importância na vida econômica, social e política das nações.

Erico De Lamare S. Paulo, 01/03/1942

Aos ferroviários do Brasil

Neste artigo, Waldemar Luz fala da preparação do setor ferroviário para a guerra, garantindo transportes eficientes nos momentos críticos além da dedicação e energia que contribuem para o esforço militar e para a manutenção dos serviços ferroviários.

Waldemar Luz, 01/09/1942

Classificação e Despesa

Neste artigo, Pedro Lessa Spyer fala sobre as despesas da antiga E.F. Central do Brasil.

Pedro Lessa Spyer, 01/01/1943

O Mecânico de Vôo

Já estamos cansados de escutar comentários de alguns "profetas" sobre o futuro do Mecânico de Voo. Não há absolutamente razão para receios.

William D. Kent, 01/09/1956

6 horas de trabalho para os mecânicos

Neste artigo para o presidente da comissão organizadora do código do trabalho, José Vieira Guimarães, fala sobre a jornada de trabalho do mecânico de pista.

José Vieira Guimarães, 01/11/1956

Aplicação dos 20%

Em 1962, demos grandes passos no que diz à consolidação da nossa regulamentação profissional.

Paulo de Santana Machado, 01/01/1963

Oitenta segundos no inferno

Neste artigo, Daniel Portela faz um relato impressionante sobre um incidente aéreo que vivenciou ao sobrevoar a região Amazônica.

Daniel Ariosto Portela, 01/04/1963

A Natureza Não Derrotará o Povo do Rio Grande do Sul

No dia 17 de Agosto de 1965, as pontes sobre o rio Pelotas, em Passo do Socorro, e que ligavam os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ruíram. Assim era menos uma passagem de ligação, dentre as 17 que existiam.

Orlando Monteiro, 01/09/1965

Transportes no Brasil: Um pouco da verdade

Esse artigo de 1965, trata sobre a discussão que havia em relação a circulação das grandes massas nas grandes distâncias e o tipo de transporte apropriado para isso.

Orlando Monteiro, 01/11/1965

Segurança de Tráfego é uma das Formas de Lucro

Ninguém ignora que as empresas de transporte rodoviário, principalmente as de carga, enfrentam problemas da mais variada espécie.
Um exemplo é o problema da segurança de tráfego nas rodovias.

Orlando Monteiro, 01 de julho de 1967

Transporte Marítimo de Cabotagem

Neste artigo, Gilberto Lanhoso comenta sobre o transporte de cabotagem brasileiro e faz uma comparação ao transporte de cabotagem dos Estados Unidos

Gilberto Arantes Lanhoso, 01/01/1968

Um grande parecer

Nesse artigo de 1962, o autor fala sobre os fatores causais dos acidentes e incidentes na aviação.

Coriolano Luiz Tenan, 22/07/1969

Eu, o Pedágio e a Paróquia

Neste artigo, Luciano Pinho fala sobre a volta das praças de pedágio e como elas devem ser reintroduzidas.

Luciano Pinho, 01/11/1969

Sonho, Barreiras & Jambettes

Neste artigo, Luciano Pinho comenta sobre um relato pessoal relacionado ao transporte rodoviário

Luciano Pinho, 01/02/1972

Reflexões sobre o destino do Brasil

Todos os brasileiros, independentemente de raça, credo religioso, ideologia, situação econômica, posição social, têm um compromisso comum: participar da defesa permanente dos superiores interesses da Pátria e contribuir para a sua grandeza.

Luiz Carlos de Urquiza Nóbrega, 01/07/1987

Safra menor, mas sem crise

O autor fala sobre o pessimismo existente à época, com a possibilidade de desabastecimento da safra de verão que acabou não acontecendo.

Rolf Kunts - 01/02/1988

Os graves riscos da omissão

O autor fala das imensas dificuldades de importação existentes no País naquele ano, que estariam possibilitando às companhias industriais de praticamente todos os setores, safar-se dos efeitos financeiros da crise de demanda, mas tendo como contrapartida o aumento dos preços acima da inflação.

S. Stéfani, 01/03/1988

Modernidade e progresso são a porta de entrada para o futuro

A partir da hipótese de índices de crescimento da produção e da comercialização de veículos a partir de 1988, autor previa que em 1995 o mercado consumidor brasileiro poderia absorver 1 milhão de veículos, talvez ainda mais.

André Beer, 01/07/1988

A informática administrando frotas

O artigo enfoca o papel essencial que a informática tem na administração econômica de frotas, entendida como as análises econômicas necessárias durante a vida do veículo, na sua substituição e por ocasião da aquisição do novo veículo.

Walter Secaf - 01/02/1989

Recaída burocratizante

O artigo de 1989, trata sobre o selo-pedágio, considerado pelo autor como mais um desses equívocos, criados pela fertilidade regulatória do Estado, que terminam por infernizar ainda mais a vida dos contribuintes e usuários de serviços públicos.

João Geraldo Piquet Carneiro, 01/04/1989