A revista Ferroviária
A civilização moderna deve uma grande parte do seu brilho e do seu desenvolvimento às estradas de ferro.
José Luiz Batista, 01/06/1940
Uma opinião pode ser considerada uma verdade? Enquanto uma opinião se baseia em algo em que se acredita, a verdade independe dela. E uma perspectiva?
Perspectiva é um ponto de vista, um entendimento, um pensamento, uma concepção, uma visão, uma interpretação. É algo que alguém considera importante sob a sua ótica, seu ângulo, seu prisma.
O projeto Perspectiva foi concebido com o objetivo de trazer luz às opiniões de empresários, acadêmicos, executivos e outros protagonistas do dia a dia do transporte, permitindo-lhes analisar contextos, conjunturas, conteúdos e situações com base no seu conhecimento, na sua experiência.
Acreditamos que a importância da disseminação das opiniões é fundamental para a compreensão dos fatos e acontecimentos que constroem a história. A diversidade das opiniões representa a natureza humana quando permite que cada um elabore suas ideias, suas opiniões e suas hipóteses para definir uma perspectiva própria, única, ímpar sobre, por exemplo, o transporte.
O futuro certamente levará em conta as perspectivas de protagonistas do presente, que se tornará passado, e dará a todos nós a oportunidade de conhecer tal diversidade de análises em benefício de se compreender o percurso histórico construído a partir dos fatos e acontecimentos.
Aproveite!
A civilização moderna deve uma grande parte do seu brilho e do seu desenvolvimento às estradas de ferro.
José Luiz Batista, 01/06/1940
Neste artigo, Joaquim Assis Ribeiro comenta os pontos necessários a serem realizados para melhorar o transporte ferroviário brasileiro
Joaquim Assis Ribeiro, 01/08/1940
Nesse artigo, o autor fala sobre um dos problemas mais sérios enfrentados pela viação férrea: a concorrência dos outros meios de transporte mecanizados.
Alcides Lins, 01/09/1940
A orientação dos serviços industriais de uma empresa de transportes é tarefa bastante complexa.
Napoleão de Alencastro Guimarães, 01/01/1942
Contingências peculiares que têm envolvido a constituição das linhas ferro e rodoviárias, determinando condições técnicas desproporcionadas, para os traçados de uma e outra espécie dessas estradas.
Jeronimo Monteiro Filho, 01/02/1942
A indústria dos transportes representa, na época atual (1942), um dos fatores de maior importância na vida econômica, social e política das nações.
Erico De Lamare S. Paulo, 01/03/1942
Neste artigo, José Garcia de Souza fala sobre uma bela homenagem prestada no dia do aviador
José Garcia de Souza, 01/11/1952
Já estamos cansados de escutar comentários de alguns "profetas" sobre o futuro do Mecânico de Voo. Não há absolutamente razão para receios.
William D. Kent, 01/09/1956
Em homenagem ao "Dia do Marinheiro" a Confederação Geral dos Pescadores do Brasil", transcreve o brilhante artigo do ilustre Almirante Frederico Villar em que recorda a vida do Patrono da Marinha.
Frederico Villar, 01/02/1957
O autor fala sobre o sistema sindical brasileiro e a possibilidade de criação do sindicato dos telegrafistas, discutido à época.
Waldir Grasso, 01/08/1959
Em 1962, demos grandes passos no que diz à consolidação da nossa regulamentação profissional.
Paulo de Santana Machado, 01/01/1963
Neste artigo, Daniel Portela faz um relato impressionante sobre um incidente aéreo que vivenciou ao sobrevoar a região Amazônica.
Daniel Ariosto Portela, 01/04/1963
No dia 17 de Agosto de 1965, as pontes sobre o rio Pelotas, em Passo do Socorro, e que ligavam os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ruíram. Assim era menos uma passagem de ligação, dentre as 17 que existiam.
Orlando Monteiro, 01/09/1965
Esse artigo de 1965, trata sobre a discussão que havia em relação a circulação das grandes massas nas grandes distâncias e o tipo de transporte apropriado para isso.
Orlando Monteiro, 01/11/1965
Neste artigo, o dr. Eliseu Resende, diretor geral do DNER à época, fala sobre sobre o Decreto-Lei 117 de 31/01/1967.
Eliseu Resende, 01/07/1967
Ninguém ignora que as empresas de transporte rodoviário, principalmente as de carga, enfrentam problemas da mais variada espécie.
Um exemplo é o problema da segurança de tráfego nas rodovias.
Orlando Monteiro, 01 de julho de 1967
Neste artigo, Gilberto Lanhoso comenta sobre o transporte de cabotagem brasileiro e faz uma comparação ao transporte de cabotagem dos Estados Unidos
Gilberto Arantes Lanhoso, 01/01/1968
Em artigo publicado em outubro de 1968, Denisar Arneiro fala sobre as consequências do impacto que causaria nos custos do transporte rodoviário a aplicação sem tolerância dos níveis de 10 toneladas nos veículos
Denisar Arneiro, 01/10/1968
O autor cita os contrastes de um Brasil que despontava como país emergente no século 21, mas com incongruências em todas as esferas, incluindo-se aí o TRC.
José Geraldo Vantine, 01/11/1968
Nesse artigo de 1962, o autor fala sobre os fatores causais dos acidentes e incidentes na aviação.
Coriolano Luiz Tenan, 22/07/1969
É fora de dúvida que a utilização do cheque, constitui-se num dos imperativos da vida moderna.
Luiz M. de Santa Martha Piquet, 01/08/1971
Neste artigo, Daniel Linguanotto conta a história do 1° empresário de transporte de carga de São Paulo, o Visconde de Castro.
Daniel Linguanotto, 01/12/1971
Neste artigo, Luciano Pinho comenta sobre um relato pessoal relacionado ao transporte rodoviário
Luciano Pinho, 01/02/1972
Todos os brasileiros, independentemente de raça, credo religioso, ideologia, situação econômica, posição social, têm um compromisso comum: participar da defesa permanente dos superiores interesses da Pátria e contribuir para a sua grandeza.
Luiz Carlos de Urquiza Nóbrega, 01/07/1987
O autor fala sobre o pessimismo existente à época, com a possibilidade de desabastecimento da safra de verão que acabou não acontecendo.
Rolf Kunts - 01/02/1988
O autor fala das imensas dificuldades de importação existentes no País naquele ano, que estariam possibilitando às companhias industriais de praticamente todos os setores, safar-se dos efeitos financeiros da crise de demanda, mas tendo como contrapartida o aumento dos preços acima da inflação.
S. Stéfani, 01/03/1988
Os direitos trabalhistas aprovados na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 consagram o paternalismo e traz reflexos n economia nacional, segundo artigo publicado em 1988.
Alencar Rossi, 01/05/1988
A partir da hipótese de índices de crescimento da produção e da comercialização de veículos a partir de 1988, autor previa que em 1995 o mercado consumidor brasileiro poderia absorver 1 milhão de veículos, talvez ainda mais.
André Beer, 01/07/1988
O autor fala sobre o selinho "pedágio em casa" que naquele momento estava para ser sancionado pelo presidente José Sarney.
José Serra, 01/01/1989
O artigo enfoca o papel essencial que a informática tem na administração econômica de frotas, entendida como as análises econômicas necessárias durante a vida do veículo, na sua substituição e por ocasião da aquisição do novo veículo.
Walter Secaf - 01/02/1989
O artigo de 1989, trata sobre o selo-pedágio, considerado pelo autor como mais um desses equívocos, criados pela fertilidade regulatória do Estado, que terminam por infernizar ainda mais a vida dos contribuintes e usuários de serviços públicos.
João Geraldo Piquet Carneiro, 01/04/1989
Para falar sobre violência no trânsito é preciso primeiro entender a violência em si, hoje um fenômeno mundial.
Salomão Rabinovitch, 01/06/1989
Em artigo de 1989, o autor fala sobre os rumos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que tem por objetivo reduzir o nível de emissão de poluentes por veículos na atmosfera.
Luiz Adelar Scheuer, 01/07/1989
O autor, Superintendente Comercial da NTC à época, fala sobre o sucesso da Fenatran-Feira Nacional do Transporte, que chegava em sua 6a edição naquele ano.
Bernardo Getúlio P. Gomes, 01/10/1989
No artigo, o autor fala sobre o descalabro, segundo ele, que chegou à operação municipal com relação a qualidade dos transportes urbanos locais, com prejuízos e colapso do transporte coletivo.
Adriano Murgel Branco, 01/08/1991
A CNT'92 - 1ª Conferência Nacional para Integração e Desenvolvimento do Transporte, promovida pela Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, de 12 a 15 de maio de 1992, foi um exercício conjunto de planejamento estratégico.
Geraldo Aguiar de Brito Vianna, 01/06/1992
A sociedade brasileira, ao longo dos últimos anos, vem mudando uma grande quantidade de paradigmas culturais, políticos e econômicos. No segmento de transporte, por muitos considerado conservador, também caíram velhos paradigmas.
Luís Carlos Name Pimenta, 01/11/1994
Neste artigo, o autor dizia à época que havia a convicção que o país caminhava a passos largos para a modernidade, devido a algumas iniciativas do executivo junto ao congresso nacional.
Heloisio Lopes, 01/06/1995
Integração dos países já permite viagens sem alfândega. Mas ainda há muito por evoluir.
Gianenrico Graffini, 31/03/1997
O autor fala sobre a importância do fluxo de caixa na administração de uma empresa neste artigo de 1999.
Jorge Miguel dos Santos, 01/06/1999