Inauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 14 de julho de 1909, durante a gestão do presidente Nilo Peçanha e do prefeito Francisco Pereira Passos. Projetado com base na Ópera de Paris, tornou-se o principal símbolo da Belle Époque carioca. O evento contou com um discurso do poeta Olavo Bilac e uma programação musical sob a regência do maestro Francisco Braga. O teatro foi construído em estilo eclético e integra um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do país, localizado na famosa Cinelândia.