O termo museu deriva do grego mouseion – “templo ou morada das musas”. Desde os primórdios da história da humanidade, os museus se consolidaram como um meio de contar a história do homem e a evolução da sociedade ao longo do tempo. Tornaram-se espaços criados para representar a memória empreendedora, cultural, artística e social  que, compartilhada, torna-se conhecimento.

A história é escrita por seus protagonistas e assim tem-se os valores, os exemplos e as realizações como fio condutor de uma narrativa que registra, esclarece e compartilha a evolução de uma sociedade. Geralmente instalados em locais físicos, os museus agora contarão com a novidade tecnológica capaz de reproduzir a experiência da viagem através da história do transporte num ambiente digital.

Visite-os!

Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi 

O Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi (CDMEDG) apresenta a história do transporte no mundo e no Brasil. Inaugurado em dezembro de 2015, o Centro busca disseminar informação e conhecimento sobre mobilidade urbana e transportes, a partir de materiais bibliográficos, museológicos e arquivísticos que traçam um perfil técnico, sociológico e artísticos das diversas formas utilizadas nos deslocamentos de pessoas e produtos ao longo de mais de 5.500 anos, desde a Idade Antiga.

NTU Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Brasília/DF

Veja a exposição aqui