COLEÇÕES E MOSTRAS

EXPOSIÇÕES

Miniaturas – NTU

Idealizado por Eurico Divon Galhardi – um apaixonado por miniaturas desde a adolescência –; o Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi em Brasília, apresenta a história do transporte no mundo e no Brasil a partir de réplicas de meios de transporte. A exposição permanente conta com 555 miniaturas, 161 selos, 19 quadros, 21 louças, 44 fichas e 79 vales-transportes. Os objetos vão desde embarcações e carroças rudimentares, representando os primeiros usos da roda, até os mais modernos ônibus existentes no Brasil e em várias partes do mundo.

Anúncios Antigos

A cultura do transporte rodoviário de cargas e as soluções da cadeia de suprimentos da indústria automobilística são representadas na exposição Anúncios Antigos, que mostra peças publicitárias feitas na revista BR Transportes a partir da década de 60. Um dos destaques dos materiais da época são as ilustrações (desenhos) − muitas vezes utilizadas para destacar os “reclames” das fotos usadas no conteúdo editorial da revista. Nas imagens eram representadas situações do cotidiano. Os anúncios traziam carrocerias, pneus, caminhões, motores, lubrificantes, combustíveis e peças com uma apresentação estética dinâmica e bem estruturada. A linguagem era simples e direta, e ligava os produtos à durabilidade e desempenho. Naquele momento, o setor experimentava uma expansão gloriosa onde tudo era novidade.

Grito das Estradas

A curadoria do acervo histórico da FuMTran apresenta a exposição Grito das Estradas, uma manifestação realizada em Brasília – DF, em outubro de 2005, da qual resultaram importantes conquistas para o transporte rodoviário brasileiro. A seguir, você verá imagens dos principais momentos daquela movimentação, da qual participaram apenas veículos de Empresas de Transporte, embora as principais lideranças dos Transportadores Autônomos estivessem presentes e apoiassem ostensivamente a manifestação.