Uma sucessão de fatos, relatos, acontecimentos e registros se torna história quando é registrada de forma organizada, verificada e documentada. Pesquisar vem do latim perquirere (procurar com perseverança, afinco, investigar). Portanto, quando se pesquisa algo, começa a se construir uma narrativa, organizar uma memória  e compartilhar conhecimento.

O trabalho de pesquisa é lento, detalhado, complexo, desafiador. É necessário investigação, estudo, checagem e ordenamento lógico-cronológico. Além dos fatos, tem-se a responsabilidade de identificar também os protagonistas da história narrada.

Em homenagem àqueles que construíram a história do transporte e que realizaram a pesquisa para recuperar essa memória, a seção Pesquisa revela os projetos realizados com recursos captados por meio de projetos de incentivo cultural.

Mormente, nosso agradecimento e reconhecimento aos patrocinadores.

Muito obrigado!

GRANDES OBRAS – DESAFIOS DO TRANSPORTE E MOVIMENTAÇÃO

Registro da história do desenvolvimento do país com o viés do transporte e movimentação das cargas. Conta com uma seleção ilustrada – fotos de época, ilustrações diversas, mapas, registros e depoimentos de quem participou dessa história, figuras ilustres e relevantes do setor do transporte brasileiro.

Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC

Instituído pela Lei 8.313/1991, mais conhecida como Lei Rouanet, com o objetivo de fomentar a atividade cultural no Brasil. A lei beneficia diversos segmentos artísticos e culturais entre eles, a preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus e demais acervos, através dos seguintes mecanismos de apoio, como, por exemplo, incentivos a projetos culturais.

O incentivo a projetos culturais baseia-se na renúncia fiscal e possibilita às empresas tributadas com base no lucro real a descontar até 4% do imposto devido, a título de patrocínio, e aos cidadãos contribuintes aplicarem até 6%, a título de doações, uma parte do imposto de renda devido em projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Essas ações podem ser apresentadas tanto por pessoas físicas ou jurídicas quanto por pessoas jurídicas de natureza cultural.

Projeto aprovado – PRONAC 222124

Aprovado pelo Ministério da Cultura a partir de proposição da Fundação Memória do Transporte, o projeto PRONAC 222124 autorizou a captação de R$471.002,40 em patrocínios para a pesquisa, organização, produção, distribuição e divulgação da obra intitulada “Grandes Obras – Desafios do transporte e movimentação”.

Patrocinadores