Concorrência de transporte
Nesse artigo, o autor fala sobre um dos problemas mais sérios enfrentados pela viação férrea: a concorrência dos outros meios de transporte mecanizados.
Alcides Lins, 01/09/1940
Nesta época em que vivemos, início do Século XXI, observamos a facilitação extrema das ferramentas de comunicação, tanto individual quanto de massa. O universo digital, as mídias sociais, a percepção de que todos podem opinar, curtir, seguir, cancelar ou divulgar sobre tudo, são experiências nunca antes vivenciadas pela humanidade.
Contemporaneamente, é importante compreender a diferença entre fato, verdade e opinião.
Fato deriva do latim factum, particípio do verbo facere, que significa fazer. Designa, portanto, eventos ou acontecimentos que realmente aconteceram. Verdade é a propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade. Na Grécia Antiga, verdade era aletheia, o mesmo que não-oculto, não-escondido, isto é, aquilo que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito. Verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente visível para a razão. Opinião define-se como “maneira de pensar, de ver, de julgar”, e também “julgamento pessoal, parecer, pensamento.”
Na pesquisa que precede o reconhecimento de um fato histórico, buscamos vestígios, documentos e informações que atestem a sua verdade, e isso não é negociável, é princípio elementar para o nosso trabalho na Fundação Memória do Transporte. Nos preocupamos em pesquisar, organizar e divulgar as informações da memória do transporte sem uma pessoalização excessiva, isto é, dando protagonismo ao fato em si em primeiro lugar, e então passamos a identificar os personagens participantes.
Entretanto, mesmo quando um fato é uma verdade irrefutável, acreditamos que o contexto que o envolve é composto de opiniões diversas, de entendimentos distintos e até mesmo de ações divergentes. Algo verdadeiro o é apenas naquele momento, daquele modo, naquele lugar. Fora dali, é uma opinião, um pensamento, uma construção, um argumento que contribuiu para torna-lo verdadeiro.
É com esse objetivo que criamos o Fumtran Artigos, um espaço aberto às opiniões, aos pensamentos, às construções e aos argumentos que, expressos livremente com a identificação de sua autoria, poderão ser apreciados para um melhor entendimento do contexto histórico.
A liberdade de expressão nos direciona à responsabilidade pelas nossas próprias opiniões. Sem narrativas, sem enredos, incentivaremos qualquer manifestação relacionada ao transporte. Quiçá quando um fato se tornar memória histórica, possamos buscar na pesquisa das opiniões que foram manifestadas à época, uma melhor compreensão do que aconteceu.
Boa leitura!
Nesse artigo, o autor fala sobre um dos problemas mais sérios enfrentados pela viação férrea: a concorrência dos outros meios de transporte mecanizados.
Alcides Lins, 01/09/1940
A orientação dos serviços industriais de uma empresa de transportes é tarefa bastante complexa.
Napoleão de Alencastro Guimarães, 01/01/1942
Contingências peculiares que têm envolvido a constituição das linhas ferro e rodoviárias, determinando condições técnicas desproporcionadas, para os traçados de uma e outra espécie dessas estradas.
Jeronimo Monteiro Filho, 01/02/1942
A indústria dos transportes representa, na época atual (1942), um dos fatores de maior importância na vida econômica, social e política das nações.
Erico De Lamare S. Paulo, 01/03/1942
Já estamos cansados de escutar comentários de alguns "profetas" sobre o futuro do Mecânico de Voo. Não há absolutamente razão para receios.
William D. Kent, 01/09/1956
No dia 17 de Agosto de 1965, as pontes sobre o rio Pelotas, em Passo do Socorro, e que ligavam os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ruíram. Assim era menos uma passagem de ligação, dentre as 17 que existiam.
Orlando Monteiro, 01/09/1965
Esse artigo de 1965, trata sobre a discussão que havia em relação a circulação das grandes massas nas grandes distâncias e o tipo de transporte apropriado para isso.
Orlando Monteiro, 01/11/1965
Ninguém ignora que as empresas de transporte rodoviário, principalmente as de carga, enfrentam problemas da mais variada espécie.
Um exemplo é o problema da segurança de tráfego nas rodovias.
Orlando Monteiro, 01 de julho de 1967
Em artigo publicado em outubro de 1968, Denisar Arneiro fala sobre as consequências do impacto que causaria nos custos do transporte rodoviário a aplicação sem tolerância dos níveis de 10 toneladas nos veículos
Denisar Arneiro, 01/10/1968
É fora de dúvida que a utilização do cheque, constitui-se num dos imperativos da vida moderna.
Luiz M. de Santa Martha Piquet, 01/08/1971
Todos os brasileiros, independentemente de raça, credo religioso, ideologia, situação econômica, posição social, têm um compromisso comum: participar da defesa permanente dos superiores interesses da Pátria e contribuir para a sua grandeza.
Luiz Carlos de Urquiza Nóbrega, 01/07/1987
O autor fala sobre o pessimismo existente à época, com a possibilidade de desabastecimento da safra de verão que acabou não acontecendo.
Rolf Kunts - 01/02/1988
O autor fala das imensas dificuldades de importação existentes no País naquele ano, que estariam possibilitando às companhias industriais de praticamente todos os setores, safar-se dos efeitos financeiros da crise de demanda, mas tendo como contrapartida o aumento dos preços acima da inflação.
S. Stéfani, 01/03/1988
Os direitos trabalhistas aprovados na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 consagram o paternalismo e traz reflexos n economia nacional, segundo artigo publicado em 1988.
Alencar Rossi, 01/05/1988
A partir da hipótese de índices de crescimento da produção e da comercialização de veículos a partir de 1988, autor previa que em 1995 o mercado consumidor brasileiro poderia absorver 1 milhão de veículos, talvez ainda mais.
André Beer, 01/07/1988
O autor fala sobre o selinho "pedágio em casa" que naquele momento estava para ser sancionado pelo presidente José Sarney.
José Serra, 01/01/1989
O artigo enfoca o papel essencial que a informática tem na administração econômica de frotas, entendida como as análises econômicas necessárias durante a vida do veículo, na sua substituição e por ocasião da aquisição do novo veículo.
Walter Secaf - 01/02/1989
Em artigo de 1989, o autor fala sobre os rumos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que tem por objetivo reduzir o nível de emissão de poluentes por veículos na atmosfera.
Luiz Adelar Scheuer, 01/07/1989
No artigo, o autor fala sobre o descalabro, segundo ele, que chegou à operação municipal com relação a qualidade dos transportes urbanos locais, com prejuízos e colapso do transporte coletivo.
Adriano Murgel Branco, 01/08/1991
A CNT'92 - 1ª Conferência Nacional para Integração e Desenvolvimento do Transporte, promovida pela Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, de 12 a 15 de maio de 1992, foi um exercício conjunto de planejamento estratégico.
Geraldo Aguiar de Brito Vianna, 01/06/1992
A sociedade brasileira, ao longo dos últimos anos, vem mudando uma grande quantidade de paradigmas culturais, políticos e econômicos. No segmento de transporte, por muitos considerado conservador, também caíram velhos paradigmas.
Luís Carlos Name Pimenta, 01/11/1994
Neste artigo, o autor dizia à época que havia a convicção que o país caminhava a passos largos para a modernidade, devido a algumas iniciativas do executivo junto ao congresso nacional.
Heloisio Lopes, 01/06/1995
Integração dos países já permite viagens sem alfândega. Mas ainda há muito por evoluir.
Gianenrico Graffini, 31/03/1997
Até o final do século 19, o mundo era essencialmente rural e a economia girava ao redor da agricultura. Na virada do século, esse quadro social e econômico começou a sofrer rápidas modificações.
Ailton Brasiliense, 01/09/2002
Em artigo de 2003, Urubatan Helou fala sobre a importância do rodízio de veículos nos primeiros meses de implantação, mas que, segundo ele, o seu prazo já estaria vencido com o retorno dos congestionamentos.
Urubatan Helou, 01/02/2003
Na verdade, 2003 era para ser um ano de evolução da atividade econômica, tendo em vista que passado a recessão, tudo levava a crer que o setor de Transportes teria um ano de economia plena.
Urubatan Helou, 17/12/2003
Há um debate que não pode ser mais negligenciado pela sociedade paulistana, em especial pelas autoridades do Executivo e do Legislativo municipal: a questão do abastecimento da cidade por meio da mobilidade e da circulação de cargas, mercadorias, bens e serviços no perímetro urbano.
Urubatan Helou, 07/05/2004
O Brasil tem enorme potencial e vocação ferroviária, mas precisamos desburocratizar, modernizar e investir.
Domingos José Minicucci, 01/05/2007
O autor fala sobre a importância da revista Autobus em seu papel de acompanhar e mostrar ao público, a evolução do transporte e o desenvolvimento da indústria de ônibus, nacional ou estrangeira.
Antonio Ferro, 01/08/2013
Um povo culto é um povo desenvolvido. Bem informado, com acesso à educação de qualidade, uma sociedade se fortalece e torna-se apta a exercer sua cidadania. Vencer as limitações no campo da educação vai exigir, de nós brasileiros, muito empenho; seja do setor público ou do setor privado
Elza Lúcia Vannucci Panzan - 01/04/2014
O mapeamento da cadeia de abastecimento pode revelar as grandes questões que afetam seus custos totais.
Elcio Grassia, 25/08/2016
A Resolução CONTRAN 640/06 delegou ao próprio CONTRAN poderes para regulamentar os procedimentos administrativos, os itens e os ensaios de segurança e as especificações técnicas das Combinações de Veículo de Carga (CVC) com mais de 74 t e até 91 t de peso bruto.
Neuto Gonçalves dos Reis, 26/01/2017
O slogan que serve de título a esta matéria foi lançado há muitos anos pelo Sindicamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Campinas e Região), sob a presidência do amigo Valter Boscato.
Geraldo Aguiar de Brito Vianna, 01/03/2017
Há perguntas cujas respostas deveriam ser "sim" ou "não". Qualquer coisa além atrapalha a compreensão e o raciocínio.
Paulo Roberto Westmann, 24/09/2017
Um dos temas que tiveram grande repercussão no Congresso da NTU, em agosto deste ano em São Paulo, foi a maneira de completar a retirada do dinheiro como forma de pagamento de passagens nos transportes públicos.
Marco Antonio Tonussi, 01/10/2017
A inteligência logística traz soluções que movem necessidades mundiais, sejam simples ou urgentes, como em uma guerra.
Afrânio Kieling, 10/06/2020
O projeto Vez e Voz foi criado com o objetivo de valorizar as mulheres que trabalham no segmento de transporte rodoviário de cargas e logística, mas não apenas isso, esse movimento também servirá para abrir espaço e começar a falar das empresas e empresários que se destacam nesse sentido.
Ana Carolina Ferreira Jarrouge, 23/11/2020
Durante a pandemia, a grande maioria dos países tomaram providências no sentido de combate ao coronavírus, manutenção de renda mínima para as camadas mais pobres da população e auxílio às empresas.
Paulo Roberto Guedes, 31/12/2020
Encerradas as atividades da Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC, em 8 de março de 1995, nascia a São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
Francisco Christovam, 08/02/2021
Após quase 3 meses do primeiro artigo sobre o assunto, Ana Jarrouge conversa com o senhor Altamir Cabral, diretor presidente da Pajuçara e segundo mais votado na pesquisa feita pelo SETCESP sobre o incentivo às mulheres no setor de transportes.
Ana Carolina Ferreira Jarrouge, 26/02/2021