O carro e o caminhão assumiram o papel de principal meio de transporte brasileiro.
Os primeiros caminhos do Brasil foram abertos por índios e padres. Essas rotas abriram espaço para as Liteiras Portuguesas − movidas à tração humana, negra e escrava. Depois chegaram as carruagens e charretes, de tração animal, de cabina aberta ou fechada, de duas ou quatro rodas. As estradas pavimentadas só tiveram início na década de 20, do século passado. E a explosão do desenvolvimento rodoviário aconteceu nas décadas de 40 e 50, com o advento das fábricas de automóveis. O carro e o caminhão assumiram o papel de principal meio de transporte brasileiro por vários fatores. Hoje, a malha rodoviária brasileira tem pouco mais de 1 milhão e 744 mil quilômetros, incluídas as rodovias federais, estaduais e municipais.
Truck ferroviários
Ford Maverick 1973
Fusca no Brasil
Os Superpesados
Caminhões-tanque
Caminhões Gigante
Campanha Próalcool
Marechal Rondon ao lado do Ford T ou "bigode", em 1926