O sistema aquaviário movimenta hoje milhões de toneladas de produtos e utiliza 50% do potencial navegável em rios e lagos
Para transportar alimentos e homens pelos rios, as canoas indígenas foram as primeiras a inaugurarem o transporte por águas brasileiras. Depois, chegaram as esquadras europeias com Caravelas, Galeões, Naus, Urcas, Charruas, Carraças, Bergatins e Balandras. Muitos planos para elaborar uma viação federal, aproveitando os grandes rios nacionais, entre eles o São Francisco, Araguaia-Tocantins e Guaporé-Madeira, naufragaram. Mesmo assim, a evolução do setor chegou até a construção de terminais portuários, hidrovias, eclusas e pontes. As embarcações se agigantaram no mar com os Porta-Contêineres, Graneleiros e Petroleiros. E, hoje, o sistema movimenta milhões de toneladas de produtos e utiliza 50% do potencial navegável em rios e lagos.
Porto do Rio Grande
Navio Escola Almirante Saldanha
Barcas no Cais Pharoux, Rio de Janeiro, agosto de 1934
Principal rota hidroviária
Eclusa de Barra Bonita – SP
Carregamento no Porto de Santos
Guindaste para contêineres
Grãos nos rios
Travessia Manaus – Porto Velho e Belém
Navio Roll on Roll off
Navio Gaseiro
Ribeirinhos a vida no rio
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