Aplicação dos 20%

Em 1962, demos grandes passos no que diz à consolidação da nossa regulamentação profissional, conquistamos 60% sem teto, a campanha pelo 13. ° salário foi totalmente vitoriosa, já agora a aposentadoria móvel acaba de ser aprovada no senado e intensifica se a luta pela padronização geral dos salários e o seguro de vida.

No entanto, nem todos os aeronautas tiveram condições de dar efetiva colaboração nessas Iutas, por razões diversas. Uma delas e a inexistência de uma sede adequada e que corresponda à importância do efetivo de aeronautas de São Paulo.

Daí porque, a diretoria do Sindicato, tendo em conta a necessidade de criar as condições para que todos os aeronautas possam participar mais efetivamente de nossas campanhas, e em obediência a uma Resolução de Assembléia, fez incluir no último acôrdo salarial, uma cláusula através da qual puderam os aeronautas voluntàriamente doar ao Sindicato, 20% sôbre a taxa do aumento conquistado, com a finalidade precípua de adquirir uma sede Sindical para os companheiros sediados em São Paulo.

Como se sabe, os aeronautas do Rio sempre desfrutaram do confôrto de instalações e serviços, de que não dispõem nossos companheiros baseados em outras cidades.

A aquisição de um conjunto de três anexo à sede própria, foi efetuada graças à compreensão e apoio dos aeronautas de todos os recantos, quando, no penúltimo reajustamento, provaram medida idêntica.

Dêsse modo, a diretoria do Sindicato sente-se reconhecida pela confiança manifestada pela maioria esmagadora da classe, que compreendeu o alto significado que tem para o sucesso de nossas lutas, a integração mais organizada e eficiente dos valorosos companheiros de São Paulo, que com nova sede terão melhores condições de ação.

Autoria: Paulo de Santana Machado *

Data: janeiro de 1963

Publicação original: CLIQUE AQUI

Publicação no acervo FuMTran: CLIQUE AQUI

____________________________________________________________________________

(*) Presidente do S.N.A