No dia 18 de junho é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Imigração Japonesa, data da chegada do navio Kasato-Maru, primeira embarcação com imigrantes japoneses a chegar no Porto de Santos. A embarcação chegou ao Brasil em 1908 e, desde aquele momento, começamos a nos transformar no país com a maior população japonesa fora do Japão. A chegada dos primeiros imigrantes respondeu à necessidade brasileira por mão de obra nas fazendas e à política japonesa de incentivo à emigração devido à pobreza no campo. A comunidade cresceu e consolidou-se em áreas como a agricultura (ex: pimenta-do-reino no Pará), artes marciais (judô) e no desenvolvimento urbano, especialmente no bairro da Liberdade, em São Paulo.

18junho202618 de junho de 2026