“Marco na história” CNT celebra 70 anos em sessão solene no Senado Federal
Na manhã dessa quarta-feira, 23 de outubro de 2024, o Congresso Nacional realizou sessão solene, no Plenário do Senado, celebrando os 70 anos da CNT – Confederação Nacional do Transporte. Para tal homenagem, foram apresentados requerimentos dos senadores Laércio Oliveira (PP-SE) e Wellington Fagundes (PL-MT) e do deputado federal Zé Trovão (PL-SC)
Reconhecida oficialmente pelo Decreto 34.986, a entidade foi fundada em 1954 e tem sua data de aniversário oficial em 28 de janeiro. A CNT reúne mais de 29 federações e 22 entidades associadas, ela representa mais de 165 mil empresas em todo o território nacional.

Atendendo as mais diversas demandas do setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável, eficiente e inovador no transporte de cargas e passageiros em todo o país, a CNT é responsável pelo Sistema Transporte, que congrega o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL – Instituto de Transporte e Logística.

Para Antonio Luiz Leite, presidente da FuMTran – Fundação memória do Transporte o evento foi “Um marco na trajetória da CNT. Uma sessão solene e histórica, com o presidente Vander Costa representando com grande galhardia o nosso setor”. Segundo Flávio Benatti, vice-presidente da CNT, o encontro foi “Um reconhecimento do magnífico trabalho da CNT ao longo de 70 anos, contribuindo para o país com seus trabalhos técnicos, publicações, estudos e proposições, beneficiando todos os modais do transporte”.