Ano: 1500 – 22/04

Chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral

A chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao território que, posteriormente, será chamado de Brasil, marca o evento conhecido tradicionalmente como “descobrimento”. No entanto, não foi a primeira vez que os europeus visitaram nossas terras, tendo sido o espanhol Vicente Yáñez Pinzón o primeiro navegador de que se tem registro a desembarcar em terras brasileiras, mais precisamente em Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, em 26 de janeiro de 1500.

A viagem, comprovada em crônicas da época, escritas por Pietro Martire d’Anghiera e Bartolomeu de Las Casas, não configura, porém, a tomada de posse do território “descoberto”, já que a Espanha não reivindicou as terras, em respeito ao Tratado de Tordesilhas assinado com Portugal em 1494.

Ao contrário da conhecida narrativa sobre a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil como um “mero acidente”, o português sabia exatamente o que encontrar ao final de sua longa travessia pelo Oceano Atlântico.

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e sua esquadra desembarcam no território e o batizam de Ilha de Vera Cruz, tomando posse da região e legitimando a presença portuguesa no contexto das Grandes Navegações.

Desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500, por Oscar Pereira da Silva, 1902.
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500, por Oscar Pereira da Silva, 1902.

Esse acontecimento pode ser caracterizado como uma verdadeira “aventura logística”, tendo em vista a fragilidade das embarcações, as limitações dos instrumentos de navegação e as precárias informações sobre navegação oceânica disponíveis à época.

“Pedro Alvares Cabral descobre o Brazil: alli desembarca, e toma posse d'aquela região”, de Mauricio Jose do Carmo Sedim, impressa no Rio de Janeiro em 1839. Disponível no acervo iconográfico da Biblioteca Nacional: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon1542120/icon1542120.html
“Pedro Alvares Cabral descobre o Brazil: alli desembarca, e toma posse d’aquela região”, de Mauricio Jose do Carmo Sedim, impressa no Rio de Janeiro em 1839.

A chegada de Cabral ao Brasil é documentada pela narrativa de Pero Vaz de Caminha em carta endereçada ao rei Dom Manuel. Nela, Caminha relata a chegada dos portugueses e o primeiro contato com os nativos de nossas terras, os indígenas, a quem o escritor descreve como “pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas”.

Na carta, o português também fala sobre a paisagem das terras recém-encontradas: “Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra da Vera Cruz”.

Segundo pesquisadores, o local descrito por Caminha é atualmente a Barra do Cahy, na cidade de Prado, ao sul da Bahia. O local ganhou, em 2017, o título de primeira praia do Brasil, pois teria sido ali que os portugueses pararam por 40 horas antes de desembarcarem definitivamente em Porto Seguro e rezarem sua primeira missa nas terras conquistadas.

Reprodução digital da Carta de Pero Vaz de Caminha no acervo da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=21411
Reprodução digital da Carta de Pero Vaz de Caminha no acervo da Biblioteca Nacional.

Referências Bibliográficas:

FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. Edusp, 2001.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010.