EXPRESSO JUNDIAÍ

O Expresso Jundiaí, tradicional empresa de transporte de cargas fracionadas com atuação nas regiões Sul e Sudeste, foi fundada no dia 01 de janeiro de 1959, pelo pioneiro Domingos Panzan, integrante de uma família que trouxe grandes contribuições para o transporte de cargas no Brasil.

No início, as operações do Expresso Jundiaí se resumiam à entrega de lenha na cidade onde foi fundada e, com a decadência da ferrovia e o florescimento da economia da região, a empresa iniciou o transporte entre São Paulo e Jundiaí de cargas com vinho, açúcar, cerâmica e ferro.

Com o encontro entre a ousadia dos filhos (Shirley Panzan Manzato, Romeu Panzan, Carlos Alberto Panzan e Ademir Panzan), e a sabedoria do pai (Domingos Panzan), o Expresso Jundiaí mostrava-se como uma empresa que sabia aliar o tradicional e o familiar às novidades e ao progresso, acompanhando o cenário do país e o desenvolvimento do mercado.

Em 1959, Domingos registrou a firma individual com o nome dele, no ramo de “Gênero de Comércio: Empresa de Transportes – Expresso”, no endereço de sua casa, no bairro São João Batista, em Jundiaí – SP, com um capital inicial de Cr$ 500.000,00 (quinhentos mil cruzeiros). Posteriormente, em 1964, passou a locar parte do terreno da Transportadora Americana, empresa de seu irmão Affonso Panzan. Em 12 de novembro de 1975, a sede da empresa foi transferida para a nova instalação, localizado na Avenida Frederico Ozanan, nº 6200, em Jundiaí – SP.

Aos poucos a empresa crescia e ocupava seu espaço no mercado de transporte de cargas. A preocupação em consolidar o nome fez com que seus administradores criassem, em 1965, a primeira logomarca, representada por um pássaro ladeado por louros, carregando cuidadosamente uma encomenda. Para a época, aquela logomarca simbolizava agilidade e era como se o Expresso dissesse ao mercado que a encomenda era transportada com delicadeza e chegava ao cliente rapidamente.

No final da década de 1980, a diretoria decidiu mudar sua identidade visual. Considerando que o Expresso é uma palavra forte e que o negócio da empresa era transportar volumes, acabou criando um logotipo que trazia uma seta transportando um volume. E assim, aprovado pela diretoria, o novo logotipo do Expresso Jundiaí passou a ser aplicado na frota, levando consigo a imagem de uma empresa organizada e inovadora, que chegava a todos os cantos do País.

Desde sua fundação em 1959, a trajetória do Expresso Jundiaí foi marcada por inúmeros desafios e grandes conquistas. Tornando-se umas das maiores empresas de transporte e logística do país, com qualidade e excelência reconhecida por diversos clientes, órgãos e entidades dos mais variados setores. No ano de 2013 o Expresso Jundiaí passou a fazer parte do grupo FEMSA Logística.

Saiba mais sobre a história do transporte brasileiro: https://memoriadotransporte.org.br/acervo/