Fábrica da Ford do Ipiranga, em São Paulo (SP)

Fábrica da Ford do Ipiranga, em São Paulo (SP).

A fábrica da Ford do bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), que foi a segunda unidade fabril da montadora no Brasil – a primeira foi no bairro do Bom Retiro, também na cidade de São Paulo -, e, até então, a maior das fábricas da Ford no Brasil e que entrou em operação em 1953. A estrutura incluía uma área de 200 mil metros quadrados e cerca de 2.500 empregados. Embora estivesse situada no bairro vizinho de Vila Prudente, o complexo ficou conhecido como “do Ipiranga”.

Inicialmente, a unidade também operava em esquema CKD (Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down, em inglês), que consistia em kit das partes completamente não montadas dos veículos em linha no país, àquela época, mas isso durou pouco. Em 1957, saía da fábrica do Ipiranga aquele que, de fato, foi o primeiro Ford brasileiro: um caminhão F-600. A unidade logo passou a fornecer também o modelo F-350 e a picape F-100. E, em 1967, começou a produzir o sedã de luxo, o Galaxie, pioneiro entre os carros de passeio nacionais da marca.

O complexo do Ipiranga permaneceu em atividade até o ano 2000, quando produzia unicamente caminhões Ford. Com a construção da fábrica de Camaçari (BA), à época, a Ford transferiu a manufatura de veículos pesados para São Bernardo do Campo (SP). Posteriormente, ocorreu a demolição dos prédios. Atualmente, parte desse terreno abriga um shopping center.