Ferroviário
Inaugurada em 10 de julho de 1872, pela Estrada de Ferro Sorocabana, a estação que hoje se chama Júlio Prestes nasce com o nome de Estação São Paulo. Transportar sacos de grãos de café vindos do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a Capital era a sua principal função na época. Ao lado da Estação da Luz, a antiga Júlio Prestes facilitava o baldeamento da carga para a “São Paulo Railway” que fazia o trajeto da Capital ao Porto de Santos. A Júlio Prestes era o início da linha que ligava a cidade de São Paulo a Piracicaba, Santos e Presidente Epitácio, divisa com Mato Grosso do Sul. A segunda e atual Estação, na foto da década de 1980, foi projetada em 1925 e concluída em 1938. Com 25 mil metros quadrados foi inspirada nos terminais da Nova York Grand Central e Pennsylvania, ambas dos EUA, com o estilo Luís XVI. Hoje, além de atender à Linha 8 Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a estação é sede da Sala São Paulo, casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).