Mercedes-Benz L-312

Mercedes-Benz L-312

Com um cofre de motor que lembrava um projétil, por ser muito fino e comprido, o “torpedo”, como ficou conhecido o modelo L-312, foi o primeiro caminhão Mercedes-Benz a ser fabricado 100% no Brasil. No dia 28 de setembro, de 1956, saía da linha de montagem (primeira fábrica da empresa fora da Alemanha), em São Bernardo do Campo, o primeiro caminhão movido a diesel no país.

O L-312 era equipado com injeção indireta e seis cilindros em linha, quando a maioria dos motores das concorrentes ainda era movido à gasolina. Possuía 100 cavalos de potência-DIN (112cv-SAE) e uma antecâmara de combustão que proporcionava melhor queima do combustível, evitando a exaustão de fumaça negra. Com carga útil de 5 a 6 toneladas, era equipado com cabine do tipo semiavançada. O cofre de motor, que deu origem ao apelido, trata-se da lataria interna que dá sustentação e proteção aos equipamentos e componentes internos.