Motoplanador

Motoplanador

Motoplanador é definido como um aeródino (designação genérica das aeronaves mais pesadas que o ar, dotadas ou não de meios próprios de propulsão, cuja sustentação principal é obtida a partir de reações aerodinâmicas) de asas fixas que pode decolar e voar com ou sem a propulsão de um motor. Um motoplanador pode ser certificado para até dois ocupantes, até 850 kg de peso máximo.
Por ser equipado com motopropulsor pode decolar autonomamente, tal qual um avião, mas durante o voo este propulsor pode ser desligado, circunstância em que esse aeródino assume as mesmas características de um planador. O motoplanador apresenta algumas vantagens sobre o planador:

a.) não necessita ser rebocado ou impulsionado por um agente externo (um avião) para poder decolar;

b.) o vento relativo, necessário para o surgimento da força aerodinâmica de sustentação, pode ser obtido não apenas via planeio, mas também via grupo motopropulsor; e,

c.) Reduz-se o risco de pouso fora da pista.Ainda, outro fator positivo, quando não há condições para prosseguir com o voo planado, o grupo motopropulsor pode ser acionado novamente. O piloto pode então conduzir o motoplanador a uma pista e pousá-lo com segurança.

Motoplanador em solo

Motoplanador num hangar