Os Paletes na Aviação

Os paletes na aviação

O uso dos paletes nos transportes e logística significou um grande avanço na história das atividades do setor. O equipamento se tornou um dos mais utilizados na movimentação de cargas em todos os modais e permitiu dar mais agilidade às operações. A imagem mostra, na década de 80, a equipe da empresa Fedex coordenando o embarque de uma carga paletizada em um avião.

Em registros históricos constam que os paletes vêm sendo utilizados na Europa e Estados Unidos desde o final do século XIX, mas o uso se intensificou com o advento das empilhadeiras e durante as Guerras Mundiais. No Brasil, a tecnologia foi introduzida no final da década de 60 e início de 70. Chegaram com as indústrias automobilísticas americanas e por meio das redes de supermercados francesas.

Porém, a utilização dos paletes teve um período de baixa no país durante os anos 80 e 90. O cenário começou a mudar nesse período após a criação da norma ABNT – NBR 8252(Nov/1983) e quando, em meados de 1987, a Abras (Associação Brasileira de Supermercadistas) decidiu criar o Grupo de Palete de Distribuição, que se consolidou em abril de 1988.