Ponte Pênsil – São Vicente/SP
Nessa foto do acervo da FuMTran, da década de 1990, durante a inspeção às obras de recuperação da Ponte Pênsil, de São Vicente (SP), registrando a presença do Secretário Estadual dos Transportes de São Paulo, Antonio Carlos Rios Corral (segundo da esquerda para a direita), do prefeito de São Vicente, Luiz Carlos (Luca) Pedro, e, ainda, do Superintendente do DER.
Nessa época, na obra de restauro da ponte, o piso de madeira foi substituído e as condições dos cabos de aço foram verificadas, a fim de permitir o deslocamento de veículos sobre a ponte.
A Ponte Pênsil, de São Vicente, foi inaugurada em 1914. Está localizada em São Vicente (SP). Liga o continente a uma ilha e fica entre o Morro dos Barbosas e o Japuí, e é regularmente utilizada pelos moradores de Japuí e Prainha. Conecta os municípios de São Vicente e Praia Grande, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no Estado de São Paulo.
Ponte pênsil no Brasil:
No Brasil temos outras pontes pênsil, além de São Vicente, podem ser citadas:
- Alça Viária, construída para integrar a Região Metropolitana de Belém (PA);
- Ponte Affonso Penna, localizada na cidade de Itumbiara (GO);
- Ponte Ernesto Dornelles, também conhecida como Ponte do Rio das Antas, localiza-se na entre as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis, no Rio Grande do Sul;
- Ponte Hercílio Luz, inaugurada em 1926, liga a parte continental à parte insular de Florianópolis, no estado de Santa Catarina;
- Ponte Pênsil Afonso Pena, em São Gonçalo do Sapucaí (MG);
- Ponte Pênsil de Caxangá, inaugurada em 1842, foi construída para ligar a cidade de Paudalho, interior do estado de Pernambuco, à capital, Recife, cortando assim o Rio Capibaribe;
- Ponte Alves Lima, liga Chavantes(SP) a Ribeirão Claro (PR);
- Ponte de Igapó, é uma ponte metálica localizada sobre o Rio Potenji, na cidade de Natal (RN);
- Ponte Benjamin Constant, é uma ponte localizada em Manaus (AM). É um dos marcos históricos da cidade.
Técnica e construção de pontes pênsil:
Uma ponte pênsil, ou ponte suspensa, é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão. As primeiras pontes suspensas modernas, com plataformas niveladas, são datadas dos século XIX, porém existem relatos desse modelo de ponte desde o século III. As pontes de suspensão simples, que são utilizadas por pedestres ou por rebanhos animais, são construídas de acordo com as antigas pontes de corda Incas.
Os cabos de suspensão devem ser ancorados em cada extremidade da ponte, pois qualquer carga aplicada à ponte é transformada em tensão nesses cabos principais. Os cabos principais continuam além dos pilares até os suportes no nível do convés e continuam ainda as conexões com as âncoras no solo. A estrada é suportada por cabos ou hastes verticais de suspensão, chamados cabides. Em algumas circunstâncias, as torres podem sentar-se em um penhasco ou na margem do desfiladeiro, onde a estrada pode prosseguir diretamente para o vão principal; caso contrário, a ponte geralmente terá dois vãos menores, que correm entre um par de pilares e a estrada, que podem ser apoiados por cabos suspensos ou suas próprias treliças. Neste último caso, haverá muito pouco arco nos cabos principais externos.
Fotos relacionadas:
Foto do início da década de 1910 (Wikipédia)
Cerimônia de inauguração em 1914 (foto Wikipédia)