Radares

Radares

Apesar da polêmica causada pela falta de informação e mau uso em algumas situações no Brasil, os radares utilizados na fiscalização de velocidade das vias são mecanismos de suporte à segurança, instrumentos de educação e proteção para pedestres e motoristas.

Uma das versões da história sobre a origem desse equipamento conta que a criadora da tecnologia foi a empresa holandesa Gatsometer BV, fundada em 1958, pelo piloto de rali, Maurice Gatsonides. Chamado de ‘Gatsometer’, o radar rodoviário foi criado para monitorar a velocidade média do carro de Gatsonides durante os treinos em uma pista de corrida. A partir da invenção, a empresa passou a fornecer o dispositivo como ferramentas de fiscalização da velocidade para a polícia. Os primeiros sistemas foram introduzidos no final dos anos 1960 e usavam câmeras de filme para tirar as fotos.

A primeira câmera de semáforo vermelho Gatsometer foi introduzida em 1965 e o primeiro radar para uso no tráfego rodoviário, em 1971. Já a primeira câmera móvel de velocidade foi utilizada em 1982.