Semana da Asa, 1941, aeroporto de Manguinhos, Rio de Janeiro
Fotografia de 1941, captada durante a Semana da Asa, no extinto Aeroporto de Manguinhos, Rio de Janeiro.
Inaugurado em 1936, com o apoio do governo de Getúlio Vargas, o Aeródromo de Manguinhos tem sua origem ligada ao Aeroclube do Brasil, que formou várias gerações de instrutores de voo, e que depois foram exercer suas funções nas centenas de aeroclubes criadas no Brasil na década de 1940.
A Campanha Nacional de Aviação – CNA, criada pelo então Ministro da Aeronáutica Joaquim Pedro Salgado Filho, nasceu em uma festiva Semana da Asa comemorada em Manguinhos.
O campo de pouso do Aeroporto de Manguinhos foi usado como um aeroporto comum até o final da década de 1950 quando os problemas começaram a surgir. Em 22 de dezembro de 1959, um choque envolvendo uma aeronave da Vasp, um Vicker Viscount 827 matriculado PP-SRG, e um pequeno Fokker S-11 militar da Escola de Aviação Militar dos Afonsos, pilotado por um cadete da FAB, matou os 32 ocupantes da aeronave e mais 10 pessoas no solo.
O acidente levantou a questão do risco que as aeronaves baseadas em Manguinhos poderiam oferecer ao tráfego do Aeroporto do Galeão, e , em 1961, o Aeroporto de Manguinhos foi interditado, sendo fechado em definitivo em 1972.
Paraquedistas prontas para salto de apresentação na semana da Asa
Esquadrilha da fumaça, Praia de Copacabana, durante a semana da Asa