SINDICARGA
O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro – o SINDICARGA, tem como missão promover e fomentar o crescimento das empresas do transporte rodoviário de cargas, desenvolvendo propostas operacionais e econômicas, oferecendo serviços de qualidade aos associados e interagindo com o poder público e privado para defender os direitos e atender as demandas do nosso segmento.
O SINDICARGA é a primeira entidade patronal do TRCL do Brasil, fundada em 1933, cujo o primeiro Presidente a assumir o mandato foi Othon J. Antunes (1933-1938). Hoje, dia 14 de junho de 2021, o SINDICARGA completa 88 anos, servindo de modelo para as demais entidades da categoria. Inicialmente instalou-se na Rua Don Gerardo no centro do Rio, e já tendo passado por diversos endereços, hoje está estabelecida em sede própria na Rua Jequiriçá, 167 – Penha – Rio de Janeiro, fundada em 1986 pelo então Presidente Baldomero Taques Filho (1981 – 1990), cuja a construção se dera através de um consórcio feito entre as empresas associadas: a idealização da “casa do transportador”, instalações que atendem plenamente às necessidades operacionais e associativas e também foi neste mesmo ano que deu-se inicio ao “Tradicional Almoço do Transportador”.
O sindicato oferece apoio às empresas com informações, consultas, palestras, consultoria jurídica, entre outros serviços. De acordo com as diversas mudanças e demandas do TRCL, o SINDICARGA desponta numa posição fundamental e atuante em prol do constante desenvolvimento da categoria. Entendemos que nossos esforços e serviços só serão eficazes e recompensados na medida em que as empresas do TCRL-RJ busquem a integração com o SINDICARGA de forma coesa e unida.
Em 2021, tomou posse da presidência o 17° Presidente do SINDICARGA eleito pelos empresários do setor, Sr. Silvio Ferreira de Carvalho, que cumprirá o triênio de 2021-2023.
Tradição e seriedade é o que compõe o SINDICARGA, onde podemos ver gerações de transportadores que aqui atuaram e realizaram grandes conquistas pelo nosso segmento.