Varig e o setor da aviação comercial brasileira

O início de tudo

A imagem mostra o interior do compartimento de cargas de um avião e o galpão logístico de cargas da Varig (Viação Aérea Rio-Grandense), na década de 80. A empresa aérea foi fundada em 7 de maio de 1927, em Porto Alegre, pelo imigrante alemão Otto Ernst Meyer e empresários de mesma origem.

A Varig é a responsável por iniciar o que se chama hoje de setor da aviação comercial brasileira. Por muitos anos, foi considerada uma das principais companhias do segmento no mundo.

Na outra foto, um galpão de carga e o sistema porta-paletes da companhia que, com 79 anos, em 2006, encerrou suas atividades. Na década de 60, introduziu os primeiros jatos cargueiros, com a Varig Log, que colaboraram com a movimentação das cargas no Brasil.

O transporte aéreo possui importante função na entrega de encomendas expressas, de grande urgência, como soros e vacinas, distribuição de cargas fracionadas, perecíveis, perigosas, de alto valor, entre outras.

Conforme estudo da UFRJ, do Coppead, de 2007, 0,3% do transporte de cargas no Brasil é feito pelo modal aeroviário. No mundo, 2% das cargas são movimentadas por aviões.