VASP
A Viação Aérea São Paulo (Vasp) nasceu, em 12 de novembro de 1933, no Campo de Marte em São Paulo, com a inauguração de duas linhas de voos com os bimotores ingleses Monospar ST-4. Os trechos das primeiras viagens eram entre São Paulo e Ribeirão Preto, com escala em São Carlos e São Paulo a Uberaba, com escala em Ribeirão Preto.
Em janeiro de 1935, a empresa foi estatizada devido a questões financeiras e recebeu novo aporte de capital para a compra de dois aviões Junkers Ju-52-3M. A Vasp estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro em 1936. Na década de 1990 foi privatizada e iniciou a expansão internacional com voos para o Japão e Coréia do Sul, Canadá, Caribe, Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Miami e Orlando), Europa (Madri, Barcelona, Frankfurt, Zurique, Bruxelas e Atenas) e para a África, no Marrocos.
O Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu, em setembro de 2004, as operações de oito aeronaves da Vasp, um dos marcos do início de sua derrocada. Vários episódios marcaram a falência da empresa que, em janeiro de 2005, teve a autorização de operação cassada. Em 2008, foi decretada a falência.