memória do transporte brasileiro é o legado daqueles que construíram caminhos, defenderam ideais e conquistaram objetivos. E essa história precisa ser resgatada, pesquisada, organizada, estudada e divulgada.

A Memória do Transporte Brasileiro é um acervo digital que precisa da sua contribuição para poder transformar o nosso futuro num horizonte de conhecimentoeducação e desenvolvimento. Uma iniciativa voltada ao reconhecimento do passado, ao entendimento do presente, e à preparação para o futuro.

Participe dessa iniciativa inédita. Escreva a história do transporte conosco!

Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC

Instituído pela Lei 8.313/1991, mais conhecida como Lei Rouanet, com o objetivo de fomentar a atividade cultural no Brasil. A lei beneficia diversos segmentos artísticos e culturais entre eles, a preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus e demais acervos, através dos seguintes mecanismos de apoio, como, por exemplo, incentivos a projetos culturais. O incentivo a projetos culturais baseia-se na renúncia fiscal e possibilita às empresas tributadas com base no lucro real a descontar até 4% do imposto devidoa título de patrocínio, e aos cidadãos contribuintes aplicarem até 6%, a título de doações, uma parte do imposto de renda devido em projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. Essas ações podem ser apresentadas tanto por pessoas físicas ou jurídicas quanto por pessoas jurídicas de natureza cultural.

Projeto aprovado – PRONAC 221494

Aprovado pelo Ministério da Cultura a partir de proposição da Fundação Memória do Transporte, o projeto PRONAC 222124 autorizou a captação de R$1.408.140,00 em patrocínios para a pesquisa, organização, produção, distribuição e divulgação do museu virtual “Memória do Transporte Brasileiro”.

Patrocinadores