O Corpo de Bombeiros no Brasil foi oficialmente criado em 2 de julho de 1856 pelo Imperador Dom Pedro II. O monarca assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que instituiu o “Corpo Provisório de Bombeiros da Corte” na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país. A criação da corporação foi motivada pela necessidade de estruturar um serviço profissional de extinção de incêndios e salvamentos para a população, visto que essa tarefa era realizada de forma improvisada por marinheiros e funcionários de obras públicas desde 1797.

10junho202610 de junho de 2026