Primeira exibição de cinema no Brasil

A primeira exibição de cinema no Brasil ocorreu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro. A sessão aconteceu às 14h, no número 57 da Rua do Ouvidor, e apresentou oito pequenos filmes de curta duração (cerca de um minuto cada) que retratavam o cotidiano europeu. O equipamento utilizado para a exibição foi o omniógrafo, e a organização do evento ficou a cargo do exibidor belga Henri Paillie (por vezes grafado como Palier). Como os ingressos tinham um custo elevado, a plateia foi composta exclusivamente pela elite carioca da época. Esse foi o ponto de partida do cinema aqui no Brasil e, uma vez que essa novidade chegou aqui, as primeiras filmagens começaram a ser realizadas.