Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante armado liderado pelo estado de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas. O movimento eclodiu em 9 de julho de 1932, motivado pela insatisfação com a perda de autonomia política paulista e pela nomeação de interventores federais. O principal objetivo dos revoltosos era derrubar a ditadura de Vargas e exigir a imediata convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova Constituição para o Brasil.

Apesar da forte mobilização civil e do apoio popular simbolizado pelo movimento MMDC (A sigla MMDC representa as iniciais dos nomes de quatro estudantes paulistas: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, assassinados por forças ligadas ao governo federal), as forças paulistas ficaram isoladas e foram derrotadas militarmente pelas tropas federais após quase quatro meses de combates. Contudo, mesmo com a rendição em outubro, os paulistas alcançaram uma vitória política: pressionado pelo conflito, Vargas acelerou o processo de redemocratização, realizando eleições que culminaram na promulgação da Constituição de 1934.