A interação é uma forma de comunicação muito ampla, e entrevistas são um exemplo vivo disso. Segundo a definição do dicionário, uma entrevista pode ser considerada como sendo um colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. Etimologicamente falando, entrevista pode ser uma derivação de entrevue, palavra francesa, que significa “ato de ver um ao outro”, ou resultante da composição por justaposição de duas palavras de origem latina: inter (entre) e vedere (ver).

É através de entrevistas que a memória também se constrói e se organiza. Fatos, opiniões, relatos e questionamentos são registrados e nos permitem compreender o contexto, a origem e a cronologia de fatos narrados em oportunidades únicas.

Desde quando tais relatos eram registrados pela escrita, evoluindo para o registro em áudio e até chegar na gravação de entrevistas em vídeo, testemunhamos oportunidades únicas para resgatar encontros importantes para a narrativa histórica do transporte em todo o mundo.

Nosso objetivo é oportunizar a divulgação das entrevistas contidas em tantos itens do nosso acervo, ainda que predominantemente em texto, como meio de ampliar o conhecimento de tantos sobre tantas coisas. Coisas que foram importantes no contexto de quando as entrevistas aconteceram. Coisas que serviram de base para posicionamentos e atitudes a partir da sua divulgação. Coisas que podem nos guiar no futuro a partir da compreensão da importância da memória e do seu resgate.

Acompanhe!