Fumtran e Memória da Eletricidade conversam sobre cooperação de acervo

Fumtran e Memória da Eletricidade conversam sobre cooperação de acervo

Na quinta-feira (21), uma equipe da Fumtran, em nome de seu presidente Antonio Luiz Leite, realizou uma visita institucional ao Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, uma entidade cultural fundada em 1986 por iniciativa da Eletrobras e de agentes do setor elétrico, localizada no Centro do Rio de Janeiro, RJ.

O Centro da Memória da Eletricidade no Brasil disponibiliza três grandes tipos de acervo: arquivístico, bibliográfico e museológico, que conta com aproximadamente 38 mil documentos históricos, 17 mil imagens (iconografia), bem como, da Biblioteca Léo Amaral Penna, que possui cerca de 5.300 títulos de alto valor histórico.

Os representantes da Fumtran foram recebidos pela gerente de comunicação e marketing da Memória da Eletricidade, Leila Guimarães; por sua arquivista, Priscila Moura; por sua bibliotecária, Stephanie Costa; e por sua gerente de acervo e pesquisa, Amanda Carvalho, que representavam a diretoria da entidade, em nome de sua diretora Claudia Trigueiro e seu presidente, Alberto Galvão Moura Jardim. O tema abordado na conversa foi a respeito da troca e cooperação de acervo digitalizado entre as entidades. A aproximação, sugerida pela Fumtran, com intuito de se estabelecer uma cooperação do acervo que trará muito mais objetos, conteúdos e materiais para resgatar, preservar e perenizar a história, a cultura e a memória de temas como energia, infraestrutura e seu impacto na evolução do transporte brasileiro.

“Quando você sabe de onde vem, começa a descobrir para onde vai.”