O sistema de ramais férreos se expandiu primeiro pelo nordeste e depois pelo sudeste e região sul.
O Barão de Mauá, em 30 de abril de 1854, construiu a primeira via férrea brasileira. Com 14,5 km de extensão, ligava a Baía de Guanabara à Raiz da Serra, bairro de Magé, no Rio de Janeiro, próximo a Petrópolis. Na ocasião, ocorreu a primeira operação intermodal porto-ferrovia do país. As cargas eram levadas por navio da Praça XV até os fundos da Baía de Guanabara e de lá seguiam por trem até Raiz da Serra. Após esses fundamentais acontecimentos o sistema de ramais férreos para transporte de cargas e passageiros se expandiu, primeiro pelo nordeste e depois pelo sudeste e região sul do país. O transporte ferroviário brasileiro hoje possui uma rede de 30.129 km de extensão espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Central do Brasil
Transporte de Carvão em Santa Catarina
Transporte ferroviário de carga
Locomotiva Vale
Locomotiva Baldwin, tipo Pacific (4-6-2)
Trem turístico em Campos do Jordão (SP)
Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Vagões-tanque ferroviários
Locomotiva Baroneza
Contêineres nas ferrovias
Estação Metrô São Cristóvão
Túnel 23 da EFS
Aeromóvel
Estação de Itapevi
Ferroviário
Da ALL para a Rumo Logística
Transporte Multimodalidade
Locomotivas U20C GE-Brasil
Bonde Elétrico RJ
Locomotiva na estrada de Leopoldina, RJ
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