O carro e o caminhão assumiram o papel de principal meio de transporte brasileiro.
Os primeiros caminhos do Brasil foram abertos por índios e padres. Essas rotas abriram espaço para as Liteiras Portuguesas − movidas à tração humana, negra e escrava. Depois chegaram as carruagens e charretes, de tração animal, de cabina aberta ou fechada, de duas ou quatro rodas. As estradas pavimentadas só tiveram início na década de 20, do século passado. E a explosão do desenvolvimento rodoviário aconteceu nas décadas de 40 e 50, com o advento das fábricas de automóveis. O carro e o caminhão assumiram o papel de principal meio de transporte brasileiro por vários fatores. Hoje, a malha rodoviária brasileira tem pouco mais de 1 milhão e 744 mil quilômetros, incluídas as rodovias federais, estaduais e municipais.
Caminhão F-600
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Mobilidade em Curitiba
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Os Superpesados
Automas
Truck ferroviários
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O carro da Bertha
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Vida de caminhoneiro
Faróis e lâmpadas automotivas
Ford F-100
Treminhão Scania
BR 232
Marechal Rondon ao lado do Ford T ou "bigode", em 1926
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Ford TT
Fusca no Brasil
Belém−Brasília
Carreteiros
Caminhões-tanque
Chevrolet Chevette
Mercedes-Benz L-312
Caminhões Gigante
1ª exposição Ford no Brasil
Cadeia do Frio
Descarga de soja
Radares
L76 Scania-Vabis
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