Author: admin (Renato )

Primeiras embarcações construídas no Brasil durante a colonização

Durante o século XVI, Martin Afonso de Sousa, administrador português e primeiro donatário da Capitania de São Vicente, construiu na Baia de Guanabara uma Casa-Forte. Nesse local foram construídas as primeiras embarcações do tipo europeias no Brasil. Eram dois bergantins, embarcação do tipo galé, de um ou dois mastros e velas redondas ou latinas, cuja construção se deu com a utilização de mão de obra indígena. Esse é considerado um marco importante no desenvolvimento de uma incipiente indústria naval no Brasil.

As Pirogas

As embarcações foram meios de transporte utilizados por indígenas mesmo antes da chegada dos portugueses. As pirogas, nome atribuído as canoas construídas em um só tronco de árvore, foram importantes meios de navegação interna em rios de regiões como o sul de Minas Gerais.

Caminho de Peabiru

Construído por indígenas antes da chegada de portugueses e espanhóis na América, o Caminho de Peabiru foi uma importante rota que ligava o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico. Segundo pesquisas históricas, o caminho era utilizado por indígenas, dentre eles, os Tupi Guaranis que habitavam terras brasileiras e os Incas, na região do Peru e dos Andes.