Do surgimento à consolidação do Porto de Santos como o maior do país em movimentação por tonelagem de cargas, deu-se uma longa trajetória. Para conhecê-la, devem ser resgatados aspectos essenciais da história de um atracadouro do Brasil Colônia que veio a se transformar na principal porta de ligação do Brasil com o mundo.
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Porto de Salvador
A história do Porto de Salvador, também conhecido como Porto do Brasil, confunde-se com a da fundação da cidade e criação da primeira Alfândega do Brasil, instituída oficialmente em 1549, quando da oficialização do Governo-Geral. A iniciativa da Coroa portuguesa tinha, como objetivo, estabelecer um projeto mais coerente para a colonização do Brasil, controlando a..Leia mais
Porto do Rio de Janeiro
Até fins do século XIX, o Porto do Rio de Janeiro era, na verdade, um conjunto de cais e trapiches estabelecidos em vários pontos do litoral da capital fluminense. Nesse espaço, desenvolveu-se uma importante dinâmica comercial marítima, ao longo do período colonial, que resultou na formação de uma sociedade portuária de estreitos vínculos com o..Leia mais
Porto das Naus
Tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado (Condephaat), em 1977, as ruínas do primeiro trapiche alfandegário do Brasil encontram-se na cidade de São Vicente (SP) e remontam ao século XVI. O Porto das Naus, como era chamado, parece ter sido um local de armazenamento e comercialização, mas existem muitas controvérsias sobre suas..Leia mais
Porto do Recife
Chamada pelos navegadores portugueses de “arrecifes”, a região do Porto do Recife desenvolveu-se a partir de uma rica atividade que aliou a navegação no Atlântico e a navegação por cabotagem. No século XVII, a região experimentou um franco desenvolvimento, tornando-se um dos principais centros de atividade comercial da colônia.