Os atracadouros de São Luís e Belém, antepassados dos portos homônimos, surgiram em regiões nas quais também foram construídos fortes para garantir a defesa do território. Deram origem a povoados e, posteriormente, cidades-marítimas que garantiram o contato com a hinterlândia (regiões do interior) e com o mundo atlântico, mantendo o comércio e estabelecendo sistemas administrativos..Leia mais
Category: XVII
Caminho da Bahia
O Caminho ou Estrada da Bahia foi uma das primeiras vias de ligação entre a sede do governo metropolitano, Salvador, e as minas. Seu traçado remonta às picadas abertas por indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses, mas sua consolidação e controle foi obra de bandeirantes e administradores, preocupados com as rotas de comércio e..Leia mais
A descoberta das minas e do ouro
A descoberta das minas de ouro e pedras preciosas na segunda metade do século XVII moveu grandes contingentes populacionais à região das “Gerais”. Durante o chamado “ciclo do ouro”, o povoamento de zonas centrais da colônia deu origem a uma nova fase do período colonial, que impactou a economia, a vida em sociedade e a..Leia mais
A Estrada Real e os caminhos do ouro
Estrada Real é a denominação conferida a um conjunto de caminhos oficializados pela Coroa portuguesa, pelos quais deveria ser feito o trânsito de ouro e diamantes extraídos das Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A decisão foi resultado de uma política fiscal e de controle para evitar o contrabando dos minérios e..Leia mais
Companhia Geral para o Estado do Brazil
Instituída pela metrópole com o objetivo de monopolizar o comércio colonial, a Companhia Geral do Comércio do Brasil atuou de 1649 até 1720. Com o fim da União Ibérica e a retomada de sua autonomia, a Coroa portuguesa buscou mecanismos administrativos para manter o controle comercial e das terras, e garantir o processo de colonização..Leia mais